quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Saiba como atingir metas com o uso do GPD

Postado em Blog por Sankhya Gestão de Negócios

Sankhya | Saiba como atingir as metas com o uso do GPD

O mundo está em constante mudança e, assim como ele, as organizações e suas demandas corporativas. É inegável que o mercado está em constante evolução e isso tem exigido de todos os agentes – empresas, governos etc. – a se adequarem e as introduzirem em sua estratégia e diretrizes organizacionais. Isso traz movimentos de transição cada vez mais frequentes e exige que eles sejam gerenciados de forma efetiva. Só assim elas serão feitas com sucesso.

O que é GPD?

Nesse contexto, um conceito que começa a ganhar mais e mais força é o de Gerenciamento Por Diretrizes (GPD). Ele tem sido utilizado timidamente no Brasil há cerca de duas décadas no gerenciamento e formulação de metas estratégicas, gerenciais ou orçamentárias. O conceito é baseado na técnica japonesa Hoshin Kanri e tem o objetivo de atingir a qualidade total em todos os âmbitos da organização, desde a estratégia até os processos operacionais. Por isso o GPD tem foco em gerenciamento de mudanças, melhoria contínua e liderança, definindo, acompanhando e realizando metas e objetivos estratégicos de toda a empresa.
Em outras palavras, o GPD representa o lado motivador, agressivo e revolucionário da Gestão pela Qualidade Total (GQT). Na definição de Vicente Falconi Campos, é um subsistema da GQT voltado para a competição e engloba não só o melhoramento dos produtos e processos existentes, mas principalmente a inovação representada pelas novas tecnologias, tendo o conhecimento humano como seu combustível.

Como funciona o GPD?

Para que as diretrizes - que são as metas do presidente juntamente com as medidas necessárias para atingi-las - sejam realizadas, elas precisam ser desdobradas em metas mais específicas até chegar ao nível gerencial e tático. Assim, cada gerente ou responsável de setor terá um conjunto pequeno de metas e medidas para buscar seu atingimento e, uma vez que as metas dos setores sejam atingidas, as diretrizes estratégicas serão alcançadas com sucesso.
Para se alcançar os objetivos propostos é de suma importância que as lideranças em todos os níveis assumam a responsabilidade da mudança e melhoria contínua. E para isso o GPD conta com algumas ferramentas que são muito conhecidas pelas organizações que contribuem fortemente para que as metas e diretrizes sejam alcançadas. São elas:
• Indicadores de desempenho;
• PDCA;
• Gestão à vista;
• Dashboards;
• Reuniões de apresentação dos resultados;
• Análise de causa e efeito;
• Planos de ação baseados no 5W2H;
Assim, os principais artefatos gerados pela utilização desse método são a criação de um plano estratégico de médio e longo prazo da empresa, definição das Diretrizes da Diretoria, levantamento consistente sobre as causas que impedem o atingimento das metas, criação e definição de medidas prioritárias para eliminação das causas, desdobramento das metas e medidas aos diversos níveis a organização até o ponto da criação de planos de ação com prazos e acompanhamento periódico. Tudo isso construído a quatro mãos, de forma colaborativa e participativa de todos os níveis da empresa, o que contribui para o engajamento nas ações prioritárias.

Quais os resultados alcançados por meio do GPD?

Os resultados esperados com a implantação e amadurecimento do método GPD são: 
• Alto nível de comprometimento de todos os níveis da empresa com as estratégias de curto e médio prazo da organização;
• Foco nas causas e medidas prioritárias que realmente impedem o atingimento das metas;
• Gerenciamento com foco na QT e em resultados;
• Acompanhamento e monitoramento contínuo das metas e ações e maturidade da empresa na metodologia elevando-a ao patamar das organizações de nível mundial;

Sankhya | Assinatura Daniel Carrara